PostgreSQL no Ubuntu 11.04

Com a necessidade de instalar o PostgreSQL no Ubuntu para montar o ambiente para um novo projeto, tentei seguir os passos normais da distro. Abrir o Synaptic e procurar pelo PostgreSQL. Ai veio o primeiro problema: O Ubuntu 11.04 só tem disponível o PostgreSQL 8.4.8 para instalação! Como a instalação via Synaptic geralmente é rápida, tudo bem. PostgreSQL 8.4.8 instalado. Ai veio o segundo problema: O servidor não sobe! Fuçando na internet, encontro a “muito pouco animadora” notícia, que a instalação do PostgreSQL 8.4 par o Ubuntu 11.04 está com problema (Bug #776940).

Após desistalar todos os pacotes do PostgreSQL a solução é baixar direto do site oficial. Baixado o pacote postgres-9.0.4-1.i386.openscg.deb, a instalação é tão simples quanto dar um duplo clique no arquivo baixado. Salvo um Warning devido aos endereços de e-mail dos criadores do pacote. Demais configurações iniciais podem ser encontradas no tutorial.

Outra opção é baixar o instalador gráfico no endereço, porem ele não integra aos sistemas de pacote das distros, ou seja, para desinstalar tem que executar o Uninstall, se este for criado, ou apagar tudo na mão.

Share Button

4 thoughts on “PostgreSQL no Ubuntu 11.04

  1. Douglas Iran

    Boa tarde!

    Boa iniciativa, as dicas foram bem objetivas e o link muito útil! Só que estou com uma dúvida: a instalação por meio deste pacote só oferece interface por meio do terminal de comando, ou seja, não acompanha o pgAdmin III ?

    Não sei manusear o postgreSQL via terminal pelo “psql”, existe uma maneira de instalar o pgAdmin III ou iniciá-lo se é que ele ja está disponível?

    Estarei aguardando qualquer dica.

    Obrigado!

  2. Oscar Costa Post author

    Olá Douglas,
    O pgAdmin III está disponível na lista de pacotes do Ubuntu, porém não instalei ele ainda para testar.

  3. Oscar Costa Post author

    Olá Douglas, o pgAdmin III está disponível na lista de pacotes do Ubuntu sim. Inclusive estou utilizando ele com o PostgreSQL 9.0.4!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *