Operas no celular!

Recentemente tenho utilizado mais o meu Nokia E51 para navegação em casa, utilizando o WIFI. Isso me permite maior mobilidade que o notebook, para navegação rápida, onde não preciso preencher formulários, etc. E até mesmo para jogos on-line, como Travian.

Venho utilizando o Opera Mobile 10 beta, que é voltado para Smartphones. A navegação se assemelha muito com um browser normal para desktop, porém adaptada para dispositivos com tela pequena e poucos recursos de interação.

Hoje baixei a nova versão do Opera Mini 5 beta 2 para testar esta alternativa que, teoricamente deixaria a navegação mais rápida e leve. Não gostei muito da renderização e da navegação dele. Primeiro são carregados blocos no lugar das imagens para só depois carregar as imagens reais, e a navegação é um pouco travada, priorizando a movimentação sobre os links, como em outros navegadores simples para celular.

De acordo com o post no Blog do Opera, os dois browsers compartilham a mesma tecnologia do Opera Presto browser engine, ou seja são semelhantes ao Opera para desktop. E os dois navegadores compartilham também a mesma interface gráfica, que realmente são muito semelhantes, se não forem idênticas.

Enquanto no Opera Mini o trafego passa primeiro pelo Opera Mini Server. Onde os dados são compactados, visando otimizar a renderização e desta forma requerendo menos recursos computacionais do dispositivo utilizado. Isso é justificado pela proposta deste browser, que é de ser utilizado em qualquer dispositivo que suporte Java, independendo dos recursos do aparelho.

Por outro lado, no Opera Mobile as páginas são acessadas diretamente dos servidores de origem. Mas ele também possui um recurso para compactar os dados, que é o serviço de navegação Opera Turbo. O preço da renderização local das páginas e a semelhança com a navegação tradicional é que o Opera Mobile só esta disponível para dispositivos Windows Mobile e Symbian/S60. Ou seja, dispositivos com mais recursos computacionais.

Share Button

One Reply to “Operas no celular!”

  1. Oi Oscar, tudo bom ?

    Sempre achei que a grande sacada mesmo do Opera era ter um ganho no gasto de MB em navegação nos dispositivos móveis. E no fim, ele sempre cumpriu esta obrigação com muito mérito.
    Quando cheguei a instalar o Opera Mini no meu último dispositivo móvel ( o Diamond ), até vi que ele era legal. Ganhava em muito do Internet Explorer do WinMobile e realmente era um ganho fora do comum em tudo. Resumo, ele, no Windows Mobile, cumpria totalmente sua missão de conseguir eliminar o browser padrão do dispositivo.
    Já agora, usando o Android, não resolvi ainda se fico com o Opera ou se continuo com o browser padrão.
    Ambos são bons e resolvem boa parte dos problemas, e sinceridade, ainda não vi grande diferença na renderização dos dois.
    Vou ver se acho o Opera Mobile para o Android. Ele, acredito, pelo que você falou, vai ser um ganho legal 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *