Caia na real

Lendo alguns blogs hoje, no Urubatan`s Weblog encontrei o link para um livro de gerenciamento de projetos de graça e em português. Se trata do Caia na Real do pessoal da 37signals criadora do framework Ruby on Rails e de outras aplicações web.

Comecei a ler o livro e só parei quando terminei. Muito interessante o processo de gerenciamento de projetos que eles aplicam na empresa que é descrito no livro, desde o esboço da idéia do software passando pela contratação da equipe e abordando o lançamento do software, o processo de manutenção e tratamento com o cliente.

A idéia que o pessoal da 37signals passa é que o processo de desenvolvimento deve ser mais prazeroso e menos burocrático, ou seja, deve ser direto, o mais “orgânico” possível.

Creio que alguns “engenheiros de software da velha guarda” não irão concordar muito com a idéia de que “Não Há Nada de Funcional em uma Especificação Funcional” ou com o “Teste ao Ar Livre” ou até mesmo com o quanto as “Reuniões São Tóxicas”.

Porém, software para Web não é software de prateleira. Software para a Web deve ser o mais “orgânico” possível, deve “ter vida”.

Ótima leitura…

Share Button

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *